Compacto.REC

Just another WordPress.com weblog

Circuito Fora do Eixo

Circuito Fora do Eixo é uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul no final de 2005. Começou com uma parceria entre produtores das cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR), que queriam estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos nesta rota desde então batizada de Circuito Fora do Eixo.

A rede cresceu e as relações de mercado se tornaram ainda mais favoráveis às pequenas iniciativas do setor da música, já que os novos desafios da indústria fonográfica em função da facilidade de acesso à qualquer informação criou solo ainda mais fértil para os pequenos empreendimentos, especialmente àqueles com características mais cooperativas.

Hoje Existem 38 pontos Fora do Eixo em todo o Brasil, distribuídos por 18 estados do país, sendo que existe pelo menos um coletivo em cada uma das 17 capitais (precisamente 4 no nordeste, 4 no sul, 8 no norte, 6 no centro-oeste e 16 no sudeste).

Esses pontos de produção administram 44 veículos de comunicação independente, sendo que 16 deles já possuem a própria web tv e podcasts. São produzidos anualmente 59 festivais, entre pequeno, médio e grande porte; tendo circulado apenas no Grito Rock América do Sul – projeto capitaneado pela rede (e que aconteceu em aproximadamente 50 cidades em 2009), mais de 900 bandas em 2008 e 2009.

A rede conta ainda com gravadoras e selos de pequeno-porte em diferentes capitais.

No comments yet»

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: